Após três dias intensos, terminou na quinta-feira (4) o VIII Encontro de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Foram dias de debates, interações, reflexões e confraternizações. Integrantes de 13 organizações de várias regiões do Brasil participaram do evento. Todas são apoiadas pelo Fundo Brasil e tiveram a oportunidade de fazer parte de uma oficina de comunicação coordenada pela jornalista Michelle Prazeres.
Os ativistas relataram suas experiências e conheceram melhor o trabalho de outras organizações. Também fizeram exercícios em que analisaram conceitos de comunicação, refletiram sobre seus próprios sonhos e pensaram nas barreiras que encontram.
Um dos principais pontos levantados é o fato de os integrantes das organizações não se enxergarem na mídia hegemônica. Eles apontaram, por exemplo, preconceito nas publicações e matérias veiculadas nas TVs e rádios, reprodução de estigmas, dificuldades enfrentadas pelos meios de comunicação comunitários e a necessidade de ocupar espaços.
Na quarta-feira (3), os participantes do Encontro de Projetos assistiram ao show da sambista Leci Brandão, no Sesc Vila Mariana. No espetáculo, o Fundo Brasil lançou seus editais para apoio a projetos em 2015. Leci, uma artista engajada nas causas sociais, demonstrou emoção ao falar sobre sua participação no lançamento. Segundo ela, foi um momento marcante em sua trajetória.
Os momentos de interação foram destacados pelos ativistas. Durante os exercícios propostos na oficina de comunicação, eles puderam conhecer melhor os projetos dos companheiros de luta social. As conversas e compartilhamentos de experiências se repetiram nos intervalos para cafés, almoços e jantares. O resultado foi a decisão de manter o contato, inclusive com a criação de um grupo no Whatsapp.
O Encontro de Projetos foi encerrado com uma roda de coco comandada por Mãe Beth de Oxum, do Centro Cultural Coco de Umbigada, de Pernambuco.