Entre os dias 3 e 6 de Setembro, Belém (PA) será palco do seminário realizado pelo Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno para discutir o trabalho digno com garantias sociais em um contexto de precarização e mudanças climáticas.
O evento reunirá organizações da sociedade civil para discutir como apoiar soluções climáticas a partir das experiências locais e das demandas de trabalhadores e trabalhadoras nas cidades, nos campos, nas águas e nas florestas.
Nos dois primeiros dias (3 e 4), o encontro será fechado, direcionado para organizações apoiadas pelo Fundo Brasil, com o objetivo de fomentar entre os grupos participantes uma análise de conjuntura de forma coletiva, a partir da realidade e das pautas de seus territórios.
Já na quinta e sexta-feira (5 e 6), a crise climática estará no centro da pauta do seminário, que será aberto ao público em geral. Isso porque, como iniciativa filantrópica, o Labora busca apoiar as soluções locais de mitigação dos efeitos dessa crise sobre as pessoas trabalhadoras e seus territórios.
“Em um país tão grande e diverso como o Brasil, os modos de vida são muitos, e os entendimentos sobre trabalho digno também. Práticas tradicionais, extrativistas, de cultivo e outras às vezes são tão integradas à vida comunitária que não são entendidas como trabalho. Mas garantem a nossa alimentação, a subsistência de populações e deveriam dar acesso a garantias sociais como qualquer outro trabalho”, diz a diretora executiva do Fundo Brasil, Ana Valéria Araújo.
Os painéis de discussão serão formados por lideranças de sindicatos, movimentos sociais e coletivos de diversas categorias de trabalhadores, sobretudo precarizados. “O diferencial do seminário é colocar todas essas categorias diversas de pessoas trabalhadoras para dialogar e pensar em estratégias para defender o direito ao trabalho digno. Entendemos que esse direito tem muitas formas de ser efetivado pelo país, que a precarização afeta muito mais as mulheres, as pessoas negras, indígenas, com deficiência e LGBTQIA+, e é para pensar coletivamente nesses pontos que reunimos tanta gente boa”, diz Allyne Andrade, diretora executiva adjunta do Fundo Brasil.
A inscrição para participar do seminário pode ser feitas neste link.
Veja abaixo os painéis para o público em geral:
05/09
Primeiro Painel: 10:00 – 12:30
“Precarização e informalidade do trabalho no Brasil: uma luta por trabalho digno”
Painelistas: Sandra Christ (MTD), Maria Fernanda Moreira (ANPROSEX), Maíra Pankararu (TST — Tribunal Superior do Trabalho), Laíssa Pollyana (CONTAR), Evandro de Lima (ATAMB), Gilmara Cunha (Conexão G).
Mediação: Ana Valéria Araújo (Comitê Gestor do Labora)
Segundo painel: 14:15 – 16:00
“Gênero, Raça e Trabalho Digno no Brasil: uma abordagem interseccional”
Painelistas: Suelaine Carneiro (Geledés), Marilane Teixeira (Cesit), Elis Lopes (Rede de Mulheres de Comunidades Tradicionais), Lucileide Reis (Fetradoram), Cecília Froemming (Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+).
Mediação: Margarida Lunetta (Comitê Gestor do Labora)
Terceiro painel: 16:20 – 18:30
“Advocacy em Políticas Públicas voltadas ao trabalho digno, proteção social e transição justa”
Painelistas: Valdelice Almeida (FENATRAD), Victória Perino (Repórter Brasil), Anatalina da Silva (Secretaria de Participação Social), Rivane Arantes (SOS Corpo), Isadora Harvey (Fundação Avina), Claudete Costa (Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis), Marina Farias Rebelo (Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família).
Mediação: Allyne Andrade (Comitê Gestor do Labora)
06/09
Painel único: 10:00- 12:30
“Mudanças climáticas e trabalho digno: reflexões sobre transição justa rumo a COP30”
Painelistas: Sandra Bonetti (CONTAG), Isvilaine Silva (Observatório do Clima), Margarida da Silva (MST), Milena Prado (DIEESE), Natália Silva (CEERT), Clarice Ferraz (Especialista em Transição Energética), Leonildes Nazar Chaves (ICS).
Mediação: Fátima Mello (Comitê Gestor do Labora)
O Labora
Lançado em 2022, o Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno é uma iniciativa criada colaborativamente pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, por Laudes Foundation, Fundação Ford e Open Society Foundations com objetivo de fortalecer a sociedade civil organizada na luta por trabalho digno no Brasil. O Labora entende que o trabalho digno para todas as pessoas é fundamental para superar as profundas desigualdades que marcam o país. Desta forma, é imprescindível para a democracia brasileira e tem como premissas a promoção de justiça racial, de gênero e climática, e a superação das exclusões baseadas em outros marcadores sociais da diferença, como sexualidade e deficiências, sem o que a desigualdade permanece e se perpetua.
O Labora também promove encontros para diálogo, mobilização e articulação entre diferentes atores da sociedade civil organizada, da pesquisa acadêmica e da filantropia, buscando impulsionar debates que apontem para possíveis sínteses e caminhos de incidência a partir dos diversos entendimentos sobre o que deve ser o trabalho digno com garantias sociais e respeito às especificidades territoriais no Brasil contemporâneo. Conheça mais sobre o projeto clicando aqui.