Quando Paulo Ito grafitou a obra “Brasil, país do futebol” não imaginava que a repercussão seria tamanha. A pintura, considerada uma das mensagens mais expressivas sobre a Copa do Mundo do Brasil, virou febre na internet e atraiu a imprensa internacional.
Feito originalmente no muro de uma escola do bairro da Pompeia, em São Paulo, do grafite derivou uma tela que está sendo leiloada; a renda será doada para o Fundo Brasil de Direitos Humanos. “Algumas pessoas queriam que eu vendesse a peça, mas como ela tem um tema social pensei em reverter para quem realmente precisa”, explicou o artista.
A inspiração de Ito veio a partir de um trabalho do grafiteiro francês Goin, em Atenas. A ideia era expor a desigualdade social no contexto da Copa do Mundo 2014. Doar a obra, então, seria mais uma oportunidade de colaborar com possíveis mudanças. “Senti que depois que as pessoas viram o meme, seria possível contribuir com alguma coisa para o Brasil”.
Para o Fundo Brasil, a oportunidade é ímpar. A fundação atua como uma ponte, viabilizando projetos de defesa dos direitos humanos, com recursos doados por indivíduos, empresas e instituições do poder público; e ainda promove o fortalecimento da atuação de pequenos grupos que trabalham nessa causa, potencializando suas ações por meio de formação técnica e política.
A obra vem ao encontro de dois editais realizados pela fundação: “Megaeventos esportivos e direitos humanos” (2014) e “Direitos humanos e desenvolvimento urbano” (2012), que tinham como objetivo o apoio a iniciativas que visem a construção de um legado positivo para a população brasileira, sobretudo para os grupos e comunidades vulneráveis, prevenindo e buscando soluções para os impactos e violações de direitos humanos ocorridos nas cidades sede da Copa do Mundo de 2014, e das Olimpíadas de 2016.
“Gostei muito da proposta do Fundo Brasil, e me identifiquei pessoalmente com ela. O Fundo abre portas para muitas organizações, o que de alguma forma tem a ver com o meu trabalho”, esclarece Paulo Ito.
A obra “Brasil, país do futebol” está exposta na Bel Galeria de Artes e o leilão, somente virtual, acontece até o dia 14 de agosto, quinta-feira, às 20h.
Serviço
Obra “Brasil, país do futebol”
Exposição – Bel Galeria de Arte
Rua Paraguaçu 334, Perdizes – São Paulo, SP
Quando: 8, 9, 11, 12, 13 e 14 de agosto de 2014, segunda à sexta-feira, das 9 às 18h; sábado, das 9 às 15h. Domingo não abre
Leilão (somente virtual)
Quando: até 14 de agosto de 2014, quinta-feira, às 20h
Para saber mais, clique aqui!