Projetado e viabilizado durante a ditadura militar no Brasil, na década de 1970, o Complexo Portuário e Industrial de Suape, no litoral e Mata Sul do estado de Pernambuco, aprofundou desigualdades e inaugurou um ciclo de violações de direitos humanos na região.
Este é o tema da extensa e detalhada reportagem especial publicada pela Marco Zero Conteúdo, coletivo de jornalistas baseado em Recife. A proposta de reportagem sobre Suape foi apoiada no edital Jornalismo Investigativo e Direitos Humanos.
Leia agora a reportagem multimídia Suape pelo Avesso.
A reportagem é um especial multimídia que conta, por meio de vídeos, fotos, textos, mapas e gráficos toda a trajetória do projeto Suape. Faz um resgate histórico da região, de sua economia baseada em cultivo de cana-de-açúcar, o impulso que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deu ao complexo industrial e portuário, e segue com um retrato detalhado sobre os impactos de tudo isso na vida da população local.
Entrevistas com moradores e análises de pesquisadores mostram os aspectos pouco retratados desse suposto processo de desenvolvimento econômico, como empobrecimento da população, degradação e racismo ambiental, destruição de laços comunitários, entre outros.