O Fundo Brasil disponibiliza o Relatório de Atividades 2020. O documento relata a totalidade do trabalho da fundação ao longo do ano passado, com informações sobre apoios a 439 projetos e pedidos emergenciais. Ao todo, foram doados R$ 8,4 milhões a organizações, grupos e coletivos de defesa de direitos humanos de todo o país.
Clique aqui e leia agora o Relatório de Atividades 2020.
No artigo de abertura, a superintendente do Fundo Brasil, Ana Valéria Araújo, reflete sobre os desafios de apoiar a sociedade civil organizada e a defesa dos direitos humanos em um período em que o direito à saúde foi reiteradamente atacado, resultando em crise social aguda, aprofundamento das violências e em retorno da fome em grande escala ao cotidiano do país.
Como narrativa de um ano marcado pela pandemia, um dos destaques do relatório é o Fundo de Apoio Emergencial: Covid-19, que destinou recursos a mais de 270 iniciativas comunitárias de ajuda humanitária. Outra ação relevante no sentido de ampliar a capacidade do Fundo Brasil de responder às pautas do campo dos direitos humanos é o Apoio Emergencial – SOS Amazônia. Essa linha destina recursos para demandas urgentes de defesa de território a organizações indígenas nesta região do país, que vive um momento de ataques reiterados contra direitos fundamentais desses povos. A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) é nossa parceira operacional nesta linha de apoio.
O relatório também traz boas notícias. Pelo segundo ano consecutivo, o Fundo Brasil conquistou o Selo Doar, que reconhece boas práticas de gestão e transparência no terceiro setor. O Fundo Brasil se qualificou com o Selo A+, o parâmetro mais alto. Balanço financeiro e parecer de auditoria externa estão publicados no relatório.
No campo da mobilização social, o ano foi de intensos esforços para aumentar as doações para projetos de defesa de direitos. Nesta tarefa, contamos com a ajuda voluntária de diversos artistas e influenciadores. Todos os nomes e links para os materiais audiovisuais criados por esses artistas ou que contaram com as participações deles e dela estão no relatório.
O Relatório de Atividades é um documento em PDF que pode ser lido no próprio navegador (no caso dos computadores) ou baixado (computadores, celulares e tablets). O arquivo é navegável: basta clicar nos tópicos do índice para ir direto a uma informação específica. No canto inferior direito, há uma barra vertical de funções. O primeiro botão, uma casinha, leva para a capa do documento. O segundo, para o índice; e os demais são setas para avançar ou voltar páginas.
Clique aqui e acesse agora o Relatório de Atividades 2020 do Fundo Brasil de Direitos Humanos.