Olá!
Terminamos este ano celebrando um marco importante: o Fundo Brasil de Direitos Humanos completa 18 anos. Esta fundação foi sonhada e estruturada por ativistas para apoiar a luta pelos direitos humanos no nosso país a partir das prioridades das organizações que atuam em todo o enorme e diverso território brasileiro. Desde então, apoiamos 1860 projetos e doamos mais de 96 milhões de reais.
Esse volume de recursos tão significativo chega diretamente às mãos das organizações, comunidades e ativistas que fazem a luta por direitos. Isso é feito por meio de chamadas públicas de projetos, que fortalecem organizações para que busquem mudanças estruturais e duradouras na nossa sociedade. E também de forma emergencial, dando respostas rápidas para proteger a vida, a segurança e territórios de ativistas de direitos humanos e ambientais ameaçados em razão de sua atuação.
Com essas organizações e ativistas, estabelecemos relações de confiança que fortalecem sua autonomia. Viabilizamos oportunidades de encontro e aprendizado coletivo, entendendo que os caminhos, soluções e redes que constroem são propostas concretas de avanço dos direitos e garantias sociais no nosso país.
Em 2024, nossa equipe fez a gestão de nada menos que 18 editais e dois fundos emergenciais, que somaram mais de 350 projetos em andamento. A lista desses editais está no fim desta carta, e vale a pena conferi-la para ter a dimensão da diversidade de causas dos direitos humanos que o Fundo Brasil fortalece efetivamente.
Participamos dos debates emergentes do nosso tempo, como equidade de gênero e raça, e a urgente promoção de justiça climática. Por meio do Labora, nosso fundo de apoio do trabalho digno que fez mais de 90 apoios, e do Raízes, nosso fundo de justiça climática para povos indígenas e comunidades tradicionais que atualmente apoia 45 projetos, ajudamos também as organizações de base para que pudessem participar e incidir nessas pautas. Ajudamos a levar mais de 20 grupos e coletivos ao G20 Social, no Rio de Janeiro.
Também levamos esses debates, junto com ativistas, para a Semana do Clima de Nova York. Estivemos em Baku, capital do Azerbaijão, para apresentar ideias focadas em resiliência climática e direitos territoriais e humanos de povos indígenas e comunidades tradicionais e de trabalhadoras e trabalhadores.
Nessas ocasiões, estivemos acompanhadas de outros fundos e fundações independentes e territoriais que compõem a Rede Comuá, nosso grupo de organizações filantrópicas que se dedicam a fortalecer comunidades e organizações de base.
Desta forma, tivemos papel ativo nos debates e ações para fortalecer uma filantropia brasileira efetivamente voltada à transformação, com justiça social e socioambiental.
Antes de fechar definitivamente o ano de 2024, lançamos mais três editais: O edital geral 2025 Democracia e Direitos: Construindo o Futuro com Justiça e Igualdade; o edital Raízes: Comunidades Tradicionais, Quilombolas e Povos Indígenas Lutando por Justiça Climática; e o edital Labora – Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta Por Direitos 2025. Os períodos de inscrições se estendem ao longo dos meses de janeiro e fevereiro. Há tempo para que integrantes de coletivos e organizações com interesse nesses apoios se articulem, planejem e façam as inscrições com tranquilidade. Não deixe de conferir os termos e prazos de cada edital.
A partir desta sexta-feira, 20 de dezembro, e até 5 de janeiro, estaremos em recesso de fim de ano. Durante este período, você pode continuar se informando sobre o nosso trabalho por meio dos nossos canais: site, Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Agradecemos a você, liderança e coletivo que envia projetos para os nossos editais e que defende os direitos humanos no Brasil. A você que acompanha, doa e acredita no nosso trabalho. Aos nossos parceiros e parceiras na filantropia e na luta por direitos. Todos esses apoios e parcerias são decisivos para a realização de nossa missão e para ajudar a transformar vidas de milhares de pessoas por todo o país. A nossa história é construída a partir dessa rede. Continue a caminhar com a gente!
Desejamos a você um bom fim de ano. Mais uma vez, muito obrigada.
Ana Valéria Araújo
Diretora executiva
Allyne Andrade
Diretora executiva adjunta
Lista de editais em andamento e/ou lançados em 2024
- Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2023
- Defensoras/es de Direitos Humanos: Desenvolvimento Institucional para Segurança Integral
- Enfrentando o Racismo a Partir da Base 2024
- LGBTQIAPN+ Defendendo Direitos 2023
- Direitos Humanos e Justiça Criminal 2023
- Porta de Saída 2022
- Porta de Saída 2024
- Promoção e Defesa de Direitos na Bacia do Rio Doce
- Fortalecendo os saberes e fazeres da agricultura quilombola (apoio à Conaq)
- Edital Labora – Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta Por Direitos 2023
- Edital Labora – Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta Por Direitos 2024
- Edital Labora – Transição Justa e Trabalho Digno: bem viver para trabalhadores dos campos, das águas e das florestas
- Edital Labora – Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta Por Direitos 2025
- Edital Raízes – Comunidades Tradicionais, Quilombolas e Povos Indígenas Lutando por Justiça Climática
- Edital Raízes – Povos e Comunidades Tradicionais Lutando Por Justiça Climática
- Edital Raízes – Povos Indígenas Lutando Por Justiça Climática
- Edital Geral 2023 – Reconstruindo Direitos
- Edital Geral 2024 – Vozes por Direitos e Justiça: fortalecendo a autonomia e a ação da sociedade civil
- Edital Geral 2025 – Democracia e Direitos: Construindo o Futuro com Justiça e Igualdade
E os emergenciais
- Emergencial Defensores de Direitos Humanos
- Emergencial SOS Raízes
Para conhecer a equipe, que faz parte do trabalho do Fundo Brasil, assista a esse vídeo!