O Brasil enfrenta um momento alarmante para os direitos humanos. Segundo um relatório global da Anistia Internacional, o país registrou mais de 3,4 milhões de possíveis violações em 2023 — um aumento de 41% em relação ao ano anterior. O levantamento aponta que o país continua a apresentar um dos maiores níveis de desigualdade do mundo, afetando especialmente negros, indígenas, comunidades tradicionais, mulheres e pessoas trans.
Diante desse cenário, o Fundo Brasil de Direitos Humanos lança a campanha “Direitos Humanos são o que nos une”, uma iniciativa que convida a sociedade a refletir e agir, mobilizando recursos para organizações que atuam, todos os dias, na defesa de direitos fundamentais em todo o país.
A campanha quer mostrar que, apesar das diferenças entre as pessoas — sejam elas sociais, culturais, raciais ou de gênero —, os direitos humanos são um elemento comum que deve garantir dignidade, justiça e igualdade para qualquer pessoa. Mais do que uma ação de arrecadação, a campanha reforça que direitos humanos não são privilégios, mas necessidades fundamentais para uma vida digna, que devem ser defendidas pela sociedade.
“A mudança só acontece quando nos unimos a um propósito coletivo. Os direitos humanos são o que nos une. Quando garantimos justiça, dignidade e igualdade, estamos construindo um país mais democrático para todos”, destaca Vania Schoemberner, gerente de Captação de Recursos no Fundo Brasil de Direitos Humanos.
Nos próximos meses, a mobilização utilizará posts, fotos e vídeos para enfatizar a importância de fortalecer e apoiar os direitos humanos, mostrando como o agravamento das desigualdades e das violações exige uma resposta coletiva. E que um gesto simples, como a doação, pode fazer a diferença na luta por justiça, dignidade e igualdade para todos.
Desde sua criação, o Fundo Brasil já apoiou mais de 1.860 projetos em diversas regiões, fortalecendo coletivos que combatem o racismo, defendem os direitos das mulheres, das populações indígenas, da comunidade LGBTQIAPN+ e de trabalhadores rurais. Também investe em iniciativas voltadas à justiça socioambiental e ao enfrentamento da violência institucional, à defesa dos direitos das juventudes, à luta por moradia digna, e ao trabalho digno.
Acesse agora mesmo a campanha “Direitos Humanos são o que nos une”.
Cada contribuição é um passo para garantir que todas as pessoas tenham acesso a uma vida digna e justa!