A sociedade brasileira vem aprofundando a compreensão de que o racismo está na base da desigualdade e dos conflitos sociais vividos pela população negra no país. Ações de enfrentamento ao racismo são construídas e realizadas todos os dias por ativistas e grupos de base. No entanto, este movimento tem enfrentado grandes desafios diante da ascensão de um conservadorismo que busca minimizar os efeitos da discriminação e deslegitimar o trabalho dos que defendem a democracia.
Neste momento, a pandemia de Covid-19 atinge de forma ainda mais aguda a população negra e aprofunda as desigualdades. Enquanto isso, a sustentabilidade das organizações que atuam neste campo está em risco diante das crises sanitária, econômica e política na qual o país se encontra.
Com o objetivo de apoiar movimentos e organizações que atuam no enfrentamento ao racismo, o Fundo Brasil de Direitos Humanos lança o edital “Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos”.
O lançamento do edital será realizado durante um debate online organizado pelo Fundo Brasil e pelo Sesc 24 de Maio nesta quinta, 20 de agosto, às 16h. No evento, os convidados discutirão, entre outros assuntos, caminhos para a sustentabilidade das organizações de base e perspectivas da luta antirracista no Brasil.
O debate será mediado por Allyne Andrade, superintendente adjunta do Fundo Brasil, e contará com a participação de Vilma Reis, socióloga, ativista do movimento de mulheres negras, ex-Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Gimerson Roque, doutorando em Estudos Étnicos e Africanos e coordenador do coletivo Brincadeira de Negão, de Cachoeira (BA); Douglas Belchior, historiador, cofundador da rede de educação popular Uneafro e da Coalizão Negra por Direitos, coordenador de Articulação do Fundo Brasil; e Mayana Hellen, doutoranda em Antropologia Social e assessora de Projetos do Fundo Brasil.
SERVIÇO
Debate de lançamento do edital “Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos”
Quinta-feira, dia 20, às 16h
Transmissão pelo Youtube e no Facebook do Sesc 24 de Maio