O Fundo Brasil de Direitos Humanos lança o edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia. Serão apoiados pelo menos 25 projetos, com até R$ 60 mil reais cada, totalizando R$ 1.500.000,00 em doações. Podem apresentar projetos coletivos, grupos e organizações não governamentais com ou sem CNPJ.
Este edital tem como objetivo apoiar a sociedade civil organizada na mobilização e na incidência para a reconstrução e a inovação da experiência de participação popular democrática. Busca-se apoiar propostas voltadas à formação política de base e à reconstrução de espaços tais como conselhos, conferências, comissões e outros.
Clique aqui para ler agora o texto do edital e as instruções de inscrição.
O período de inscrições vai de 1 de março a 20 de abril de 2023. O resultado do processo de seleção será publicado no site e nas redes sociais do Fundo Brasil a partir de 21 de junho de 2023.
“Esse edital do Fundo Brasil busca diretamente fortalecer a sociedade civil na retomada do diálogo democrático com o Estado brasileiro, um diálogo baseado em participação autônoma e propositiva”, diz a superintendente do Fundo Brasil, Ana Valéria Araújo.
Apesar do novo momento político que o país vive, o discurso de ódio e as posições contrárias a direitos básicos de segmentos específicos da população continuam muito fortes na sociedade brasileira, destaca a superintendente adjunta do Fundo Brasil, Allyne Andrade. “A necessidade de ampliar a democracia brasileira, torná-la realmente efetiva, com justiça racial, com justiça de gênero, segue sendo uma urgência, e os coletivos e organizações de direitos humanos são fundamentais nessa construção”, afirma.
O texto completo do edital, as instruções para inscrição e as dúvidas frequentes estão neste link. Para outras dúvidas, escreva para [email protected].
Veja como foi o lançamento do Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia: