
Apoiadores e colaboradores do Fundo Brasil durante Jantar Solidário, em São Paulo/SP. Fotos: Thamara de Carvalho/ Acervo Fundo Brasil
Na noite do dia 10 de abril, o Fundo Brasil de Direitos Humanos promoveu mais uma edição do Jantar Solidário, reunindo apoiadores da causa no restaurante Di Paolo, em São Paulo. Com o salão cheio, o evento foi marcado por emoção, encontros e muita solidariedade, reafirmando o compromisso coletivo com a defesa dos direitos humanos no país.
Organizado pelo Comitê Voluntário de Mobilização de Recursos do Fundo Brasil, o jantar teve como objetivo arrecadar recursos para organizações de base, que atuam diretamente na linha de frente da promoção da justiça social e do enfrentamento das desigualdades no Brasil. Toda a renda obtida será destinada a esses coletivos que desenvolvem ações fundamentais em territórios vulnerabilizados.
A programação da noite incluiu uma experiência gastronômica especial, com o tradicional rodízio italiano do Di Paolo, além de momentos culturais que encantaram o público. As apresentações ao vivo dos músicos Zé Eduardo e Rafa Moraes emocionaram os presentes e prepararam o clima para a pista de dança, que fechou a noite em alto astral, celebrando a solidariedade como movimento.
Na abertura do evento, a diretora executiva do Fundo Brasil, Ana Valéria Araújo, destacou a importância de fortalecer as lutas por justiça social. “Diante de tantos retrocessos, é a resistência das comunidades e movimentos sociais que nos inspira. Apoiar essas lutas é o que dá sentido à existência do Fundo Brasil.”

Vania Schoembener e Ana Valéria Araújo ao lado de integrantes do Comitê Voluntário de Mobilização de Recursos
Ela também reafirmou o compromisso da fundação desde sua existência. “Nosso compromisso é claro: promover o respeito aos direitos humanos no Brasil e apoiar organizações de base, coletivos, comunidades e movimentos sociais de todo o país na luta por esses direitos.”, ressaltou Ana Valéria.
Em seguida, Júlia Piva, integrante do Comitê de Mobilização de Recursos, agradeceu a presença de todos os convidados. “Cada pessoa aqui hoje escolheu apoiar a luta por direitos. Esse gesto reforça que juntos podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária.”
Com mais de 18 anos de atuação, o Fundo Brasil já apoiou mais de 1.800 projetos em todas as regiões do país. A arrecadação obtida com o jantar reforça a capacidade da fundação de seguir promovendo justiça socioambiental, racial e de gênero, por meio do apoio direto a quem constrói transformações reais nos territórios.
“O Jantar Solidário é mais do que uma ação de arrecadação — é um encontro de pessoas que acreditam na transformação social. Cada gesto de apoio aqui esta noite fortalece a atuação de quem está na linha de frente, enfrentando desigualdades todos os dias.”, disse Vania Schoemberner, gerente de Captação de Recursos do Fundo Brasil.