
Foto: Acervo Fundo Brasil
Dedicado há 18 anos a promover os direitos humanos, o Fundo Brasil promove, durante o mês de março, uma parceria com restaurantes para apoiar organizações que defendem os direitos das mulheres em diferentes regiões do país.
A ação foi estruturada a partir da doação da renda de parte do cardápio de grandes empreendimentos culinários para projetos de coletivos que trabalham pela emancipação e garantia de direitos das mulheres. Cada restaurante vai doar 10% de uma especialidade diferente de seu menu.
Os negócios têm em comum o fato de serem empreendimentos de liderança feminina. Da mesma forma, os projetos de promoção de direitos das mulheres apoiados são, necessariamente, criados e conduzidos por mulheres.
Os restaurantes que ingressaram na campanha são a doceria Pati Piva, de Patrícia Piva de Albuquerque, o Empório São João, da Raíssa Sene, o restaurante Tucupi do Centro, da Amanda Vasconcelos, a Cozinha Santo Antônio, da Juliana Duarte, e o café PEQUÊ, das chefes Renata Gomes e Lígia Malheiros. Os estabelecimentos vão doar parte da renda com a venda de pratos e sobremesas selecionados até o dia 31 de março.
“O Fundo Brasil de Direitos Humanos tem um histórico significativo de apoio a projetos que fortalecem a luta feminista, especialmente no que diz respeito aos direitos reprodutivos e à autonomia das mulheres”, explica Vania Schoemberner, gerente de relacionamento com a sociedade. Com essa mobilização e apoio dos restaurantes, a gente espera que as pessoas se interessem ainda mais por pautas e organizações para garantir a continuidade do trabalho desses coletivos, que lutam para levar dignidade às mulheres”.
Sobre o Fundo Brasil
O Fundo Brasil foi instituído em 2006 com a missão de promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social.
Por meio de editais, promove uma seleção isenta de projetos voltados à defesa de direitos. Além do apoio financeiro, os projetos também contam com acompanhamento da equipe do edital, no sentido de fortalecer o trabalho, com respeito às especificidades e estratégias de cada coletivo, e de consolidar redes de ação.