Todos os dias e por todo o país, ativistas de direitos humanos unem esforços para lutar por igualdade e cidadania para suas comunidades. Ao fazerem isso, ajudam a melhorar a democracia e, portanto, as vidas de todas e todos nós.
No dia 28 de novembro, o Fundo Brasil de Direitos Humanos vai unir forças com todas as pessoas que querem fortalecer ainda mais esse movimento. Pelo 11º ano consecutivo, vamos participar do Dia de Doar. Essa ação é realizada no Brasil desde 2013 para promover a cultura de doação. O objetivo é estimular a solidariedade e a generosidade de pessoas que se identificam com causas sociais, incentivando doações para essas causas.
Os recursos obtidos pelo Fundo Brasil são doados a grupos, coletivos e organizações que defendem direitos das pessoas negras, das mulheres, dos jovens, das crianças, da população LGBTQIA+, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais, o direito ao meio ambiente saudável, entre outras causas urgentes.
“Doar é uma forma de participar da luta pelo mundo que queremos, um mundo mais justo e inclusivo”, diz Vania Schoemberner, gerente de Relacionamento com a Sociedade do Fundo Brasil. “No Dia de Doar, queremos reforçar a nossa mensagem de que todas e todos podem ser ativos nessa luta e mudar o mundo. Toda doação importa”, continua.
Para doar agora, acesse a nossa página do Dia de Doar.
Mas de onde veio o Dia de Doar?
O Dia de Doar começou em 2012 nos Estados Unidos, onde é chamado de Giving Tuesday, e ocorre todos os anos na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças, em novembro.
O objetivo é sensibilizar o maior número possível de pessoas para a necessidade de doar recursos para apoiar causas e lutas sociais. No Brasil, o Dia de Doar é organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). No ano passado, o Dia de Doar mobilizou R$ 4,7 milhões em recursos para causas sociais.
Quer ler mais um pouco sobre o Dia de Doar? Temos um post e referências neste link.