O Odara – Instituto da Mulher Negra promove, até o dia 31 deste mês, o evento “Julho das Pretas”. Com o intuito de construir uma agenda comum de intervenção do movimento das mulheres negras da Bahia, as atividades acontecem nos municípios baianos de Salvador, Maraú, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Camaçari e Amélia Rodrigues e incluem discussões sobre racismo, violência, religiosidade e políticas afirmativas.
As atividades ocorrem em comemoração ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Afro-Latina-Americana e Afro-Caribenha. “É necessário fortalecer a data em todo o país. Acredito que a construção e validação dessa agenda vai garantir respeito e visibilidade para a luta das mulheres negras. Queremos mobilizar o máximo de organizações dessas mulheres na Bahia”, explica Valdecir Nascimento, coordenadora executiva do Odara. “É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade às ações, promoção e valorização do debate e da identidade da mulher negra brasileira”, complementa.
Criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana, a data é o marco inicial da luta e resistência da mulher negra. Deste então, a sociedade civil tem atuado para consolidar e dar visibilidade ao dia, levando em consideração condição de opressão de gênero e racial/étnica que vivem estas mulheres.
O Odara – Instituto da Mulher Negra foi fundado em agosto de 2010 e visa superar a discriminação e o preconceito, bem como buscar alternativas que proporcionem a inclusão sociopolítica e econômica das mulheres afrodescendentes e seus familiares na sociedade. O Instituto contou, em 2012, com o apoio do Fundo Brasil, na realização do projeto “Gol de Placa” – Mulheres Negras discutindo a Lei Geral da Copa e Fazendo Gol que pretendia garantir que as trabalhadoras ambulantes negras comercializassem seus produtos nas áreas de influência da FIFA, durante a Copa do Mundo de 2014, em Salvador.
Programação completa do “Julho das Pretas” e outras informações sobre o evento, clique aqui.
Contato:[email protected].