A importância da comunicação esteve em pauta em dois dias de oficinas promovidas durante o VI Encontro de Projetos, realizado pelo Fundo Brasil. Na terça-feira, 25 de junho, Verônica Marques, da Rede de Fundos Independentes pra a Justiça Social, apresentou a comunicação como estratégia de marketing e de que forma as organizações sociais podem se apropriar de ideias da comunicação empresarial e da publicidade para potencializar o alcance de suas causas e lutas. A jornalista apresentou materiais básicos de comunicação, como cartões de visita e folders, e cases de marcas que fizeram de suas crises, grandes oportunidades de sucesso. “É preciso encontrar o diferencial, o que nos dá valor, e trabalhar com o que ninguém espera”, esclareceu Verônica, complementando: “A causa tem de causar!”.
Já na quarta-feira, 26 de junho, Michelle Prazeres, da Ciranda da Comunicação, trouxe um novo olhar para a comunicação. Norteada pela questão: “para quê comunicamos?”, Michelle explicou conceitos de comunicação e apresentou ferramentas que podem ser usadas pelas instituições para comunicar seus trabalhos. “A comunicação tem que ser orgânica, participar das decisões políticas e estratégicas da organização. Toda a ação política tem um potencial comunicativo”, finalizou a pesquisadora.
Os participantes ainda desenvolveram atividades práticas durante os dois dias: repensando diferenciais, marcas e planejando as ferramentas ideais para suas realidades.
As oficinas de comunicação foram realizadas na Direito GV – Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, como parte do VI Encontro de Projetos que reuniu mais de 20 representantes das iniciativas apoiadas pelo Fundo Brasil em 2012, além de integrantes de Redes de Direitos Humanos do País.
O VI Encontro de Projetos é patrocinado pela Petrobras, por meio do projeto “Fortalecendo o protagonismo de redes e articulações na promoção de Direitos Humanos no Brasil”.