Entre os meses de novembro e dezembro, o Fundo Brasil realizou, com patrocínio da Petrobras, duas oficinas de comunicação com o objetivo de oferecer estratégias e ferramentas para potencializar as ações de integrantes de redes de direitos humanos espalhadas por todo o país.
As oficinas são parte do projeto “Fortalecendo o protagonismo de redes e articulações na promoção de direitos humanos no Brasil”. A iniciativa, que teve início em junho deste ano, tem seu foco no combate à violência nos seguintes eixos temáticos: genocídio da juventude negra; enfrentamento às violências de gênero (feminicídio, lesbofobia, homofobia e transfobia); defesa do direito à terra e ao território (comunidades quilombolas e povos indígenas); promoção do direito à cidade (impactos dos megaeventos esportivos); e proteção de defensores (as) de direitos humanos.
A ideia do projeto é promover o respeito aos direitos humanos no País por meio do fortalecimento da comunicação de redes, de atividades de formação e da elaboração de alguns produtos de comunicação.
As redes que trabalham as temáticas de genocídio da juventude negra, enfrentamento às violências de gênero, promoção do direito à cidade, e proteção de defensores (as) de direitos humanos participaram das atividades promovidas em novembro, no Rio de Janeiro, e em dezembro, em São Paulo. Em fevereiro do próximo ano, acontece a oficina das redes de defesa do direito à terra e ao território. Ao final das oficinas os grupos participantes construíram Planos de Comunicação que traçam as estratégias e criam produtos para disseminar as causas abordadas. Os planos serão executados ao longo de 2014.
Para conhecer detalhes sobre o projeto, visite o hotsite https://www.fundobrasil.org.br/comunicaredes/.