Na próxima quarta-feira, dia 19, ativistas de organizações do Sul participam de uma roda de conversa em Curitiba (PR) para debater temas relacionados à defesa de direitos humanos na região.
O evento é organizado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, com o objetivo de discutir como organizações, grupos e coletivos têm atuado em rede em tempos de retrocessos contra os direitos humanos, além de incentivar a articulação de estratégias de ação conjunta.
A roda de conversa, que tem como tema “Como articular estratégias de trabalho de base”, será realizada durante toda a tarde.
Participam do debate representantes de organizações que atuam, entre outros temas, na garantia de estado de direito e Justiça Criminal; defesa do direito à livre orientação sexual e identidade de gênero; direitos das juventudes; direitos das mulheres; e direitos socioambientais. Entre as organizações participantes estão o Ceagro (Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação Agroecologia), do Paraná; a Fronteira – Agência de Jornalismo, do Rio Grande do Sul; a Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade, também do Rio Grande do Sul; o IDDH – Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos, de Santa Catarina; o Livre.jor, do Paraná; a Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses, do Paraná; e o Grupo Dignidade, também do Paraná.
Todas as organizações são apoiadas pelo Fundo Brasil.
Este ano já foram realizadas rodas de conversa em Altamira (PA) e Recife (PE).
Sobre o Fundo Brasil
O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma organização independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente no dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2006, o Fundo já apoiou mais de 400 projetos.