O Fundo Brasil repassou à COIAB, com objetivo de apoiar as ações de enfrentamento à pandemia entre os povos indígenas da Amazônia brasileira, um total de R$ 214.928,530. O valor é o resultado da ação Emergência Amazônia, criada pelo Fundo Brasil em janeiro e encerrada em 31 de março, que teve campanha de captação de recursos e repasse institucional da fundação, com apoio do Instituto Galo da Manhã.
Os valores são suficientes para aquisição de 87 cilindros de oxigênio para Casas de Saúde Indígena e 580 cestas básicas com 17 itens cada, além da logística para a distribuição dos itens.
Segundo a COIAB, as doações são aplicadas em ações de enfrentamento à pandemia definidas no Plano de Ação Emergencial de Combate ao Avanço do Coronavírus e de Tratamento entre os Povos Indígenas da Amazônia Brasileira. Além de alimentos e oxigênio, também são necessárias as seguintes medidas: lutar pela vacinação para 100% da população indígena; garantir barreiras sanitárias e Unidades de Atendimento Primário Indígena (UAPIs); fornecer equipamentos de proteção individual aos povos indígenas; e garantir apoio logístico (combustível e fretes fluvial, aéreo e terrestre) para entrega da ajuda humanitária.
Entenda a parceria
A parceria entre Fundo Brasil e COIAB para essa ação específica – Fundo de Apoio Emergencial: Covid-19 – Emergência Amazônia – e a campanha tiveram início no momento em que a rede de saúde de Manaus viveu um colapso, com falta de vagas em hospitais para pacientes de Covid-19 e de oxigênio para o tratamento de reabilitação desses pacientes. Diante da conjuntura, a COIAB, maior organização indígena da Amazônia, desenhou a estratégia de garantir oxigênio às Casas de Saúde Indígena (Casais), para atendimentos emergenciais a indígenas contaminados pelo novo coronavírus, e alimentação a famílias indígenas em situação de extrema vulnerabilidade, especialmente do entorno de Manaus.
A meta global da COIAB é arrecadar R$ 6 milhões e atender a cerca de 400 mil pessoas nos nove estados da região amazônica. A organização ainda está recebendo apoios. Saiba mais no site: coiab.org.br.
Sobre a COIAB
A COIAB é a maior organização indígena regional do país, criada e liderada por esses povos e atuante em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Foi criada em 1989 por lideranças de povos indígenas, com a missão de defender os direitos desses povos à terra, saúde, educação, cultura e sustentabilidade, considerando sua diversidade e visando sua autonomia e protagonismo, por meio de articulação política e fortalecimento das diversas organizações locais.
O trabalho do Fundo Brasil em apoio à defesa dos direitos indígenas
O Fundo Brasil e a COIAB também têm parceria no Fundo de Apoio Emergencial SOS Amazônia. Essa linha, emergencial como diz o nome, busca responder rapidamente a pedidos de apoio vindos de organizações indígenas na Amazônia que tenham como objetivo ações contra ameaças a indígenas na defesa de seus direitos e de seus territórios.
Organizações criadas e lideradas por povos indígenas são apoiadas pelo Fundo Brasil em temáticas variadas – de terra e território a direitos das mulheres e justiça criminal – em toda a trajetória da fundação. Clique aqui para conhecer projetos de organizações indígenas apoiados pelo Fundo Brasil.