Objetivos e público alvo
A Abayomi está em processo de consolidação e necessita de fortalecimento institucional para melhorar sua ação política. Desta forma, pretende dar seguimento ao processo de capacitação de suas integrantes, com enfoque na comunicação e na atuação política, em parceria com as organizações negras locais, regional e nacional de denúncia do racismo, assim como a realização de ações diretas em dois territórios, Cabedelo (marisqueiras) e Santa Rita (de terreiro).
Contexto
As organizações de mulheres, principalmente, as que atuam em territórios tradicionais precisam de suporte para a manutenção de suas ações, tendo em vista a ação do Estado que, utilizando-se da necropolítica, atinge de forma mais direta a população negra. Considerando o contexto político e econômico do Brasil, o fortalecimento das organizações é fundamental. O fortalecimento da Abayomi, enquanto sujeito político visa ajudar a mudar a realidade da população negra, sobretudo, das mulheres negras que são as mais impactadas pelo racismo, principalmente nesse contexto de pandemia, pois precisamos de lideranças, territórios e organizações negras fortalecidas para não sucumbirem a tudo que está posto.
Sobre a Organização
A Abayomi – Coletivo de Mulheres Negras foi criada em 2016, a partir do processo de mobilização da Paraíba rumo à Marcha das Mulheres Negras de 2015, e vem atuando no enfrentamento ao racismo no estado, tendo como central a atuação com mulheres negras de terreiro (Santa Rita), marisqueiras (Cabedelo) e quilombolas (Conde), além do desenvolvimento de ações de capacitação para o fortalecimento das mulheres negras ativistas, de associações, organizações, sindicatos e estudantes a partir da realização de cursos e capacitações em projetos sociais, comunicação e relações raciais.