Acarmo LBT Negritude
Rio Grande do Sul
Objetivos e público prioritário
Fortalecer institucionalmente a Acarmo LBT Negritude investindo em equipamentos eletrônicos, para colocar em prática nossa rede de articulação nacional de AfrolésBi. O canal de comunicação tem como objetivo o enfrentamento à extrema direita digital, alertando a população sobre eleições, violações dos Direitos Humanos e desmentindo as fakes news.
Contexto
O coletivo vivencia um período muito complexo. Na pandemia, as ações do grupo tiveram que ser redirecionadas para auxiliar as AfroLBTs da periferia. O público-alvo da organização é um dos mais atingidos pelas consequências da crise sanitária, sendo afetado pela violência, desemprego e fome. A pandemia também dificultou o coletivo que passou por dificuldade no campo financeiro, além de suas integrantes. Este quadro tem afetado muito o desempenho para as ações que a entidade tem desenvolvido. Aliado a todos estes impactos, os integrantes têm observado as crescentes violências e violações dos direitos da população preta e pobre em geral e neste ano.
Sobre a organização
A Acarmo LBT Negritude é um coletivo de lésbicas negras da periferia de Porto Alegre e foi criada em 18 de agosto de 2003 no bairro medianeira. O grupo pauta-se na carta de princípios onde institui-se como espaço autônomo e não institucional de articulação política, anticapitalista, antifascista, de articulação, formação e fortalecimento das mulheres e jovens negras lésbicas, bissexuais e transexuais de comunidades periféricas, tradicionais de Matriz Africana, quilombolas que se somam a todos os movimentos sociais que lutam e acreditam que um outro mundo é possível sem Racismo, LGBTTQIA+fobias e Sexismo.
Linha de Apoio
Edital Geral 2022 - Resistindo com quem Resiste
Ano
2022
Valor doado
R$ 39.997,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero