Objetivos e público alvo
Garantir o fortalecimento institucional da Acontece, com perspectiva de sustentabilidade das ações a longo prazo. Além disso, a organização visa trabalhar por políticas públicas efetivas para a população LGBTI+ e realizar o levantamento de dados sobre a situação dessas pessoas para o Observatório de Mortes LGBTI+ no Brasil estruturado.
Contexto
Santa Catarina foi o primeiro estado do país a decretar emergência em meio à pandemia, permanecendo durante semanas apenas com os serviços essenciais em funcionamento. Essa decisão preservou muitas vidas no início da propagação da doença. Contudo, também fez com que o estado fosse um dos primeiros a sentir o baque, econômico decorrente do fechamento de empresas, lojas e da suspensão de atividades turísticas, culturais e do ramo do entretenimento. Em Florianópolis, muitos LGBTI+ trabalham na área cultural, na área do turismo, no varejo e no entretenimento, como bares e boates.
A suspensão dessas atividades, resultou em um elevado índice de desemprego entre essa população, que não encontrou outras formas de se manter financeiramente. Nesse sentido, a organização viu a necessidade de reformular o planejamento de suas atividades, atendendo seus membros emergencialmente. Por isso, a Acontece pretende realizar um ciclo de formação em Direitos Humanos, para reorganizar o movimento LGBTI+ na capital catarinense e promover a mobilização em defesa dos direitos humanos para o desenvolvimento da sociedade, se reerguendo das consequências da Covid-19.
Sobre a Organização
A Acontece Arte e Política LGBTI+ foi criada em 2013, em Florianópolis/SC, e desde então atua diretamente na defesa e na promoção dos Direitos Humanos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, pessoas intersexo e outras identidades de gênero e orientações sexuais não hegemônicas. Desde a sua fundação, trabalha pela construção de políticas públicas voltadas à essa população e no enfrentamento às inúmeras formas de violência que vitimizam os LGBTI+ na cidade e no estado.