Objetivos e público alvo
Combater a subnotificação de mortes e violências contra a população LGBTI+ por meio do aprimoramento e ampliação da metodologia de levantamento de dados, visando oferecer informações precisas para a formulação de políticas públicas. O público-alvo é a população LGBTI+ em todo o Brasil, buscando promover a proteção e preservação da vida dessa comunidade, enquanto amplia a visibilidade nacional da organização e força o debate público sobre crimes de ódio.
Contexto
O Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+, vital em um país que lidera em assassinatos dessa comunidade no mundo, ganha importância diante da ausência de dados oficiais. Esse projeto não apenas joga luz sobre os crimes de ódio, incentivando o debate público, mas também pressiona por políticas públicas efetivas contra a violência de gênero, visando a proteção da população LGBTI+. Ele ressalta a necessidade de políticas que considerem a interseccionalidade e reconheçam como classe, raça, gênero e território influenciam a vulnerabilidade de diferentes segmentos da comunidade LGBTI+ à discriminação e à violência.
Sobre a Organização
Fundada em 2013 em Florianópolis, Santa Catarina, a Acontece Arte e Política LGBTI+ é uma organização dedicada à promoção e defesa dos direitos humanos de pessoas LGBTI+ e de identidades de gênero e orientações sexuais não hegemônicas.