Objetivos e público alvo
O projeto visa fortalecer a estrutura institucional da Associação de Doulas do Pará (ADOUPA) a partir da formalização da associação, a ampliação da mobilização das doulas no estado e a incidência política para a garantia de seus direitos.
Contexto
A ADOUPA, primeira associação de doulas da região Norte, busca superar a informalidade e a precarização do trabalho das doulas, que atuam na humanização do parto e no cuidado às gestantes. A falta de regulamentação da profissão e de direitos trabalhistas coloca essas profissionais em situação de vulnerabilidade. Os recursos solicitados serão essenciais para a criação de um planejamento estratégico para os próximos 4 anos, a implementação de uma plataforma de associadas com carteira de identificação, e a realização de formações políticas para 30 doulas, com foco na luta pela regulamentação da profissão e garantia de direitos trabalhistas e proteção social.
Sobre a Organização
A ADOUPA foi fundada em outubro de 2022 e formalizada em maio de 2023, reunindo doulas de Belém, Ilha de Outeiro, Paragominas, Ananindeua, Marituba, Barcarena e Castanhal. A associação é composta por mulheres amazônidas, ribeirinhas, pretas, periféricas, indígenas e quilombolas, muitas delas mães solo. A ADOUPA atua na luta pela regulamentação da profissão de doula, pelo reconhecimento de seus saberes ancestrais e pela garantia de direitos trabalhistas e proteção social.