Objetivos e público alvo
Fomentar a troca de experiências, a formação e o diálogo entre mulheres indígenas na área de atuação da Apoinme, a fim de discutir e prepará-las para suas lutas e demandas, planejando conjuntamente suas ações. O objetivo é fortalecer o protagonismo destas cidadãs e colocá-las em espaços de decisão para que possam se tornar representantes de suas microrregiões.
Contexto
Desde 2006, a Apoinme passa por processo de estruturação organizacional, formando a Comissão de Mulheres Indígenas do Leste e do Nordeste do Pernambuco, com representação em todas as microrregiões. Nesse processo organizacional, a associação encontrou a necessidade de investir em capacitação continuada, criação de espaços de diálogo e articulação, além de criar mecanismos de organização permanente entre si. A finalidade é definir estratégias de enfrentamento, diante da atual conjuntura política, visando assumir o protagonismo, garantindo o respeito às lutas e o empoderamento das mulheres indígenas, em defesa dos direitos territoriais e culturais, ameaçados pelo cenário de ataque a povos e territórios diante do desmonte dos direitos indígenas constituídos.
Sobre a Organização
A Apoinme foi criada em 1990 como organização informal, com o objetivo de articular as lideranças da região para a defesa dos direitos indígenas e, principalmente, dos direitos territoriais. Em 1995, foi institucionalizada como associação civil sem fins econômicos, tendo como missão a luta pela recuperação dos territórios tradicionais e a reivindicação de políticas públicas diferenciadas, relativas à educação, saúde, desenvolvimento e sustentabilidade dos povos indígenas, junto ao poder público. A organização é composta por indígenas, subdividida em oito microrregiões que abrangem nove estados, das regiões Nordeste e Sudeste representando mais de 78 povos e uma população de mais de 213 mil indígenas.