Objetivos e público alvo
A organização pretende levar como tema central, para debate público, a regulamentação do trabalho sexual. Para isso, se propõe a promover discussões formativas sobre o trabalho sexual e os direitos humanos e a proporcionar espaços de diálogos com a sociedade. Além disso, irá atuar na formação para as lideranças do Movimento de Trabalhadoras Sexuais e outros atores sociais, visando o empoderamento e o protagonismo destes coletivos nas ações.
Contexto
As trabalhadoras sexuais estão entre as categorias de trabalhadores que não são regulamentados e reconhecidos pela legislação brasileira, e ainda contam com o agravante dos processos de estigmatização e preconceitos de uma sociedade machista, sexista, homofóbica, moralista e racista. Por conta da invisibilidade, as trabalhadoras sexuais são submetidas a violações de diversos direitos sociais, além da precarização e da informalidade de seu trabalho.
Sobre a Organização
A Articulação Nacional de Profissionais do Sexo – ANPROSEX foi fundada em 20 de dezembro de 2016 e tem como missão fortalecer as lideranças dos coletivos de Trabalhadoras Sexuais do Brasil, assim como promover debates e ações, acerca dos direitos das Trabalhadoras Sexuais. Com o objetivo de ser um instrumento de expressão na defesa e na promoção dos direitos humanos, dos deveres e do respeito pleno às trabalhadoras e trabalhadores sexuais, a ANPROSEX desenvolve atividades e ações socioeducativas e preventivas à discriminação e à violência.