Assessoria Popular Maria Felipa
Comitê Popular
Minas Gerais
Objetivos e público prioritário
Tem como proposta o monitoramento diário da atuação do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura para encaminhamento de denúncias ao poder público. O objetivo é verificar quais serão concluídas e darão origem à abertura de processo penal, bem como monitorar e intervir para o bom andamento desses processos, quando necessário.
Contexto
Conforme análise feita no Encontro da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, em 2018, momento histórico da eleição do Bolsonaro, uma das principais ameaças era a criminalização das defensoras de direitos humanos, na atuação ao enfrentamento dos sistemas de justiça criminal e policial, especialmente quando essas militantes são familiares de pessoas apenadas, sofrendo torturas e atentados à vida e integridade física de toda a família. Em virtude do nosso trabalho de assessoria técnica jurídica da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, temos acompanhado os casos de ameaça e extermínio de familiares de pessoas em privação de liberdade.
Sobre a organização
Assessoria Popular Maria Felipa surge em 2016, como uma articulação de advogadas populares que vislumbraram a necessidade de uma atuação sistemática e organizada em ações judiciais e políticas, para transformar o conhecimento jurídico em ferramenta de combate na luta pela garantia dos Direitos Humanos, em especial na defesa dos sujeitos invisibilizados que são destinatários contumazes do braço punitivo estatal.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2022
Ano
2022
Valor doado
R$60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre expressão, organização e manifestação