Objetivos e público alvo
Debater meios estratégicos para o enfrentamento, diante da ação violenta de instituições governamentais e não governamentais em ataque aos povos indígenas Guarani Kaiowá, que causam o etnocídio e o genocídio destes povos. O projeto também visa garantir os direitos básicos e fundamentais para a sobrevivência destes povos, como território, saúde e educação indígena.
Contexto
A falta de regularização fundiária impede a realização e a manutenção de projetos sustentáveis social, cultural e economicamente. A produção das roças é insuficiente para manter a alimentação digna da comunidade, que enfrenta experiências de insegurança alimentar. Por isso, torna-se fundamental defender as vidas desse território, garantindo os direitos básicos para a sobrevivência. Neste contexto, a comunidade de GUAIVIRY tem se esforçado para garantir uma rede de apoio e parcerias que possam colaborar na luta pela terra e na realização de projetos que viabilizem suas batalhas diárias.
Sobre a Organização
Fundada em 16 de setembro de 2017, a Associação Añetete da Comunidade Indígena GUAIVIRY é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, criada para defender os direitos indígena, atendendo às necessidades básicas dos povos Guarani Kaiowá, na cidade de Aral Moreira, no Mato Grosso do Sul. A organização não possui vinculação ou concepção político-partidária, se isenta de qualquer preconceito ou discriminação relativa a credo, cor, etnia, classe social, orientação sexual e gênero, em suas atividades, dependências ou em seu quadro social. Para cumprir seu propósito, a associação atua por meio da execução direta de projetos, programas ou planos de ações em decisão conjunta com comunidade indígena, com a colaboração de profissionais qualificados nos diversos campos do saber.