Objetivos e público alvo
Formação de ativistas para defender direitos trans, combater LGBTfobia e ocupar espaços de controle social. A Escola de Formação para o Ativismo é a ferramenta para atingir esses objetivos, por meio de cursos, oficinas e parcerias para influenciar o Estado e obter apoio social na luta pelos Direitos Humanos Trans.
Contexto
O projeto enfrenta desafios significativos no contexto do movimento LGBTQIA+, incluindo o aumento da violência, dificuldades na educação e saúde precária devido aos ataques da extrema-direita. Organizações lutam com recursos limitados e resistência online, enquanto o diálogo com o Estado é complexo, com poucos avanços nas pautas LGBT. As eleições de 2024 prometem ampliar os ataques anti-gênero. O projeto se concentra em capacitar ativistas e disputar narrativas sociais para enfrentar esses desafios em 2023 e 2024.
Sobre a Organização
A Atração, fundada em 2014 na Bahia, é uma organização ativa na defesa dos direitos da comunidade trans e travestis. Atuando em conselhos estaduais e municipais, influencia políticas públicas, com destaque para a Marcha Trans da Bahia. Em 2022, liderou o projeto “Nós Sabemos o que Queremos”, gerando uma carta com 16 demandas prioritárias, promoveu um curso de formação e colabora com a ANTRA. A organização fundou o COMTRANS/BA, comitê estadual para a defesa dos direitos trans, sendo reconhecida pelo compromisso na construção de uma sociedade mais inclusiva.