Associação Beneficente Cultural Carnavalesca Amuleto
Voz e vez: Atitude negra em direitos humanos
Bahia
Objetivos e público prioritário
O grupo propôs construir estratégias de emancipação e de busca dos direitos humanos das mulheres negras lésbicas, com projeto que previa atendimentos social, psicológico, jurídico e pedagógico às mulheres negras lésbicas vítimas de violência. Estimava-se atender diretamente 90 mulheres e orientar cerca de 200 pessoas no decorrer das atividades.
Atividades principais
- Realizar seminários e encontros
- Produzir materiais de conscientização
Contexto
No mesmo contexto de projetos já realizados, como o “Preservação das Tradições Populares”, com objetivo manter aceso o legado cultural afro-brasileiro, e “Por uma questão de gênero e raça”, com atuação na família para combater o abuso sexual, a violência doméstica e as violações dos direitos humanos, a associação atuaria no sentido de estender o atendimento e a promoção dos direitos humanos, da cidadania e da justiça às mulheres negras lésbicas em Salvador.
Sobre a organização
Desenvolve ações inclusivas por meio de arte, música, cultura e educação para a cidadania como ferramentas para amenizar a exclusão de jovens, meninas e mulheres em situação de risco social, tendo como foco as questões de gênero e raça. A missão da organização é contribuir na difusão, preservação e transversalidade do legado cultural e ancestral africano, em conjunto com a sociedade num processo de inclusão e integração. Além de ampliar a reconstrução social de valores que não reproduza estereótipos discriminatórios e priorize a equidade de gênero e raça, com respeito às diversidades étnicas, religiosas e de orientação sexual.
Resultados
Dos encontros de planejamento com equipe técnica (assistente social, psicóloga, advogada, secretária e integrantes do Amuleto) às intervenções e articulação nas comunidades, foram feitas várias reuniões com e sobre as mulheres negras lésbicas para aprofundar temáticas como racismo, sexismo, lesbofobia, violência institucional e direitos humanos. Foi realizado o Encontro Voz e Vez da Visibilidade. O grupo implantou durante dois meses o Serviço de Aolhida, Atendimento e Orientação Social, Psicológica e Jurídica, que atendeu 50 pessoas. Participou ainda da Semana da Diversidade e da XI Parada Gay de Salvador.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2011
Valor doado
R$ 25.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo