Associação Civil Alternativa Terrazul
Formação de agentes de cidadania socioambiental
Ceará
Objetivos e público prioritário
Formação de 100 agentes de cidadania socioambiental em duas comunidades da periferia de Fortaleza: Serviluz (com ameaça de impactos nas condições de moradia em função da construção de um estaleiro) e Parque Santa Rosa (entre os bairros com menor IDH na capital, registrava problemas de saneamento básico e tratamento de resíduos sólidos).
Atividades principais
- Formação dos agentes em questões como direito ambiental, direito do consumidor, direitos humanos e educomunicação
- Divulgação de informações nas comunidades
- Produção de um “biomapa” identificando os problemas da injustiça ambiental em cada comunidade
Contexto
As comunidades beneficiadas pelo projeto viviam problemas de violação de direitos ambientais. Em Serviluz, cerca de 25 mil moradores seriam impactados pela construção de um estaleiro. No Parque Santa Rosa, a falta de saneamento básico era o grande problema. Um grupo de catadores que resistia para transformar o lixo em geração de renda, mas não havia políticas públicas que apoiassem a iniciativa.
Sobre a organização
Tem como missão contribuir para a construção de uma consciência crítica e ambiental na sociedade através da educação popular, por meio de programas, projetos, lutas e buscando intervir nas políticas públicas. Fundada em 1999, a organização desenvolve atividades relacionadas ao consumo sustentável, direito do consumidor e agroecologia. Desenvolve também ações em conjunto com redes internacionais em projetos, programas, campanhas e mobilizações que visam o desenvolvimento sustentável.
As iniciativas têm ênfase nas populações vulneráveis, particularmente jovens e mulheres.
Parcerias
Rede Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Rejuma)
Fórum Brasileiro de Organizações e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento
Conselho Nacional de Juventude
ONG Serviluz Sem Fronteiras
Fórum da Agenda 21 de Fortaleza
Rede Nacional de Juventude e Meio Ambiente
Cooperativa de Catadores e Catadoras do Parque Santa Rosa
Conselho Municipal da Juventude
Conselho Nacional de Juventude
Resultados
Foram previstas e executadas as atividades seguintes: reuniões de planejamento da equipe técnica; seminário de abertura do projeto; oficinas temáticas em direitos humanos, direitos do consumidor e justiça socioambiental; oficinas de educomunição (fotografia/pinhole, grafite, produção de blog, fazine e atividades de campanha com os catadores); encontro de encerramento; intercâmbio de atividades de educomunicão com entidades de surfe no Titanzinho; e lançamento de uma cartilha sobre justiça ambiental.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2010
Valor doado
R$ 25 mil
Duração
6 meses
Temática principal
Direitos socioambientais no âmbito dos megaprojetos