Associação Comunitária Indígena Guarani da Aldeia Rio Pequeno – ACIGARP
Diretrizes para políticas públicas indígenas
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Obter um material técnico para a aldeia se articular, em sua própria linguagem, um livro/caderno e um folheto resumido, seguindo seus interesses com o apoio de especialistas em políticas públicas e no indigenismo brasileiro. Entregar o material em forma de reivindicação para os representantes que serão empossados em 2023, para que atendam as demandas dos povos indígenas.
Contexto
Os povos indígenas foram institucionalmente muito atacados nos últimos anos, como é de conhecimento de todos. Propor políticas públicas com um estudo técnico, a partir dos territórios indígenas, é algo que os governos não estão acostumados. A comunidade entende que as mudanças políticas, resultados das últimas eleições para presidência influenciaram muito na qualidade de vida e na segurança e, por isso, quer participar das instituições democráticas, fazendo com que todo o povo indígena no Brasil seja ouvido. O direito de um é direito de todos.
Sobre a organização
O Tekohá Dje’y é uma comunidade indígena guarani Mbyá e Nhandeva, em área de retomada, situado no Rio Pequeno, município de Paraty, no Rio de Janeiro. A comunidade tem projetos de etnodesenvolvimento que incluem o turismo comunitário, atividades de reflorestamento e extrativismo, atividades culturais de fortalecimento interno e de difusão para combater o preconceito, assim como fortalecer a luta indígena e da cultura em todas as comunidades.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2022
Ano
2022
Valor doado
R$53.657,35
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos dos povos indígenas