Associação das Mulheres Indígenas do Município de Tapauá
Valorização e revitalização culturais das mulheres indígenas do município de Tapauá
Amazonas
Objetivos e público prioritário
A iniciativa visa criar um espaço motivador da luta pela melhoria de vida das indígenas, através da realização de atividades e debates sobre direito das mulheres e do incentivo ao estudo da língua materna, propiciando também a troca de experiências. Prevê ainda que as mulheres indígenas participem de outros espaços políticos, na busca, por exemplo, do acesso a serviços públicos.
Atividades principais
- Realização de palestras nas comunidades sobre os temas propostos no projeto como discriminação ao acesso ao serviço público e orientação sexual.
- Realização de atividades com profissionais para orientar o manejo da madeira e animais silvestres.
- Confecção de artesanatos objetivando uma melhor condição econômica.
- Jogos a interação entre indígenas e não indígenas como forma de consolidar a boa amizade, excluindo a discriminação.
Contexto
No município de Tapauá, localizado a 769 quilômetros de Manaus (AM) pela via fluvial, indígenas enfrentam, diariamente, problemas como a discriminação no acesso ao serviço público, de gênero, de raça, de etnia, de orientação sexual e/ou em razão de condição econômica. Não há no município transporte regular para as comunidades e os indigenas sofrem com dificuldades de acesso aos benefícios sociais, devido a discriminação do poder público na esfera municipal. Paralelamente a essas questões, as comunidades enfrentam o aumento no consumo de drogas lícitas e ilícitas; a omissão pelo poder público relacionado a Conscientização dos direitos da mulher;além de ausência de apoio físico e logístico para associação e falta orientação sobre a saúde da mulher.
Sobre a organização
A Associação de Mulheres Indígenas visa Intensificar o processo de formação política das mulheres indígenas, a partir de suas organizações, na luta pela terra e pelo fortalecimento da cultura e identidade dos seus povos, na busca de alternativas econômicas e sustentáveis de acordo com seus costumes e tradições, potencializando o protagonismo das mulheres na construção de um “bem viver” para todos os povos.
Parcerias
A Associação de Mulheres Indígenas faz parte da Articulação dos Povos Indígenas do município de Tapauá; e da Calha do Purus onde encontram-se as etnias Jarawara, Jamamadi, Kanamati, Banawa, Apurinã, Paumari, Deni, Katukina, Mamori, Karipuna, Camadeni e Cocama.
Resultados
O projeto possibilitou visibilidade à realidade e à luta das mulheres. Foram realizadas atividades desafiadoras, incentivando o gosto pelo estudo da língua materna, contribuindo para a interação e com oferta de conhecimento básico de teoria e prática. Outra conquista foi o estímulo à curiosidade e ao interesse e criatividade para que as mulheres indígenas explorem novas ideias e descubram novos caminhos na resolução dos problemas cotidianos. Foram realizadas palestras em várias localidades.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2014
Valor doado
R$ 35.700,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres