Objetivos e público alvo
Viabilizar estrutura material e condições básicas de trabalho, bem como garantir a sustentabilidade de suas atividades de promoção e de defesa dos direitos humanos. Para tanto, é necessário organizar e formalizar a documentação e CNPJ da associação e estruturar as condições mínimas de trabalho para a diretoria, a fim de potencializar a captação de recursos e a realização de parcerias.
Contexto
O Acre é o estado com a maior taxa de aprisionamento do Brasil e do mundo. Rondônia, por sua vez, tem a terceira maior taxa de aprisionamento do país. Em ambos os estados, a porcentagem de presos provisórios gira em torno de um terço da população carcerária. Somado a esse cenário, os alvos principais do sistema de justiça, por conta da seletividade penal de uma Justiça racista e elitizada, são pessoas pobres, negras e indígenas. A consolidação do projeto se apresenta como um caminho fundamental para pavimentar novos debates e ações na luta pelo desencarceramento.
Sobre a Organização
A Associação de Famílias do Acre e a Associação de Famílias de Rondônia surge da luta de mães que tiveram seus filhos presos e, ao se depararem com as violências do cárcere, resolvem se articular em seus estados para o enfrentamento ao encarceramento em massa e à tortura, buscando se fortalecer em rede. Ambas as associações têm como missão central combater o projeto de morte gestado pelo Estado, através de suas políticas penais, contra a população negra, indígena e pobre.