Associação de Gays, Lésbicas e Travestis na Tríplice Fronteira – AGLT-TF
Amazonas
Objetivos e público prioritário
Intensificar as ações de qualificação profissional para garantir a autonomia e o desenvolvimento social, cultural e econômico dos gays, lésbicas e travestis da região de Tabatinga. Dentre elas, realizar oficinas com temas como: o nome social, acesso à documentação e saúde sexual e reprodutiva; formação de redes de apoio entre mulheres lésbicas e bissexuais para discutir segurança pública, saúde reprodutiva e combate ao machismo; formação de comunicadores juvenis para multiplicação de atitudes positivas para questões em torno da sexualidade e gênero
Contexto
A cidade de Tabatinga e a região do Alto Solimões, como um todo, foram uma das mais afetadas pela pandemia. Em parte, pela fragilidade e pela intensa mobilidade que caracteriza-se pela presença da fronteira internacional e sua proximidade, bem como pela ausência de estrutura de saúde pública efetiva para as demandas colocadas pela pandemia. Essa situação afetou especialmente as pessoas LGBTT que vivem na região.
Neste tempo de pandemia, as ações realizadas pela associação priorizaram o acionamento de uma rede de apoio e de consolidação de canais de informação para monitorar a situação da população local, e as eventuais situações de vulnerabilidade a que pudessem ser expostas. Mas, é necessário dar continuidade ao trabalho de formação e qualificação profissional para diminuir os efeitos socioeconômicos danosos agravados pela pandemia.
Sobre a organização
A Associação de Gays, Lésbicas e Travestis na Tríplice Fronteira (AGLT-TF) foi fundada em 2006 com o objetivo de produzir um espaço institucional de luta pelos direitos das pessoas LGBTT a partir da experiência amazônica.
A associação foi fundada a partir de uma articulação regional e nortista com o objetivo de qualificar atividades de ativistas e militantes que atuavam de forma independente em suas cidades, a maior parte delas no interior e em cidades pequenas da região da Amazônia Legal para a consolidação e garantia de direitos de pessoas LGBTT, fortalecimento dos canais institucionais de apoio e fortalecimento da cidadania e inserção social.
Linha de Apoio
LGBTQIA+ Defendendo Direitos
Ano
2021
Valor doado
38.550,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero