Associação de Moradores e Amigos da Vila Mimosa
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Com as propostas de cunho informativo e educativo, a organização pretende desempenhar o papel de informar as trabalhadoras sexuais de seus direitos civis políticos e sociais, direitos trabalhistas e direitos sexuais. O apoio visa ainda garantir testagem de HIV, Sífilis e hepatites, de distribuição de kit prevenção e a realização de oficinas e eventos culturais.
Contexto
A Vila Mimosa é reconhecida historicamente como lócus de existência e resistência à luta das trabalhadoras sexuais, mulheres, negras, de baixa renda e suas famílias, demais moradores, ambulantes e comerciantes. A maioria desses tem sua fonte de renda garantida pelo comércio local. Dentre as inúmeras características da Vila Mimosa, a principal singularidade é a existência e a permanência das trabalhadoras sexuais. A identidade dos moradores da Vila Mimosa apresenta-se em uma diversidade cultural e em uma pluralidade. Moradores convivem com as diferenças culturais e sociais de maneiras distintas. Sendo assim, a Associação de moradores do condomínio e amigos da Vila Mimosa, tem relação direta, sendo a responsável pela articulação política e social de toda a comunidade.
Sobre a organização
Desde 1987, a Associação de moradores da Vila Mimosa atua com a produção desfiles, ensaios, oficinas e apresentações com profissionais drag queens, organização e documentação do acervo e resgate da memória local em plataformas digitais. A associação presta serviços às mulheres profissionais do sexo da comunidade. Na área da saúde, a organização tem alcançado resultados significativos na prevenção do HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Linha de Apoio
Edital Resistindo com quem Resiste
Ano
2022
Valor doado
R$ 40.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres