Associação de Moradores Remanescentes de Quilombo do União São João – ARQUISAJO
Pará
Objetivos e público prioritário
Desenvolver um plano estratégico de segurança do território e autoproteção das lideranças quilombolas, diante das ameaças e inseguranças causadas pela ação de desmatamento e predação das áreas em torno do lago que abastece o território, causadas por fazendeiros e produtores não quilombolas.
Contexto
O território quilombola de União São João, recentemente titulado, ainda possui questões a serem resolvidas: ainda não foi realizado o processo de desintrusão de fazendeiros que estão dentro do território quilombola. Além disso, existem outros fazendeiros, que estão no entorno da região, causando insegurança ao território por conta de sua produção bovina, que tem afetado diretamente as nascentes que abastecem o lago central do quilombo, com a criação de gado bubalino e derrubada da mata próximo das nascentes do lago. O lago é a fonte de fornecimento do principal alimento consumido pelas 70 famílias quilombolas, que é o pescado. No quilombo, as lideranças, que se concentram em barracão a céu aberto, ficam expostas a quem passa pela estrada. Diante dessas situações faz muito necessário pensar as estratégias de proteção e segurança do território e das lideranças quilombolas.
Sobre a organização
A ARQUISAJO é uma organização civil quilombola, sem fins lucrativos, fundada em abril de 2009, e é responsável pelo território quilombola União São João, localizado no município de Prainha, estado do Pará. Desde a sua criação a associação tem lutado pela implementação de políticas públicas quilombolas, principalmente a titulação do território, que foi alcançado, com o título definitivo entregue pelo Instituto de Terras do Pará-ITERPA, por se tratar de terras estaduais.
Linha de Apoio
Edital Defensoras/es de direitos humanos: fortalecendo capacidades para proteção e segurança integral 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à terra