Objetivos e público alvo
O projeto pretendeu promover uma formação na área de orçamento público a 50 mulheres da cidade de Lauro de Freitas. E ainda formar e fortalecer a articulação do Fórum de Mulheres de Lauro de Freitas para que suas integrantes pudessem ter maior participação e controle social sobre os ciclos orçamentários (municipal, estadual e da União) no sentido da transparência, da equidade de gênero e raça nas políticas públicas e da democratização das decisões sobre o orçamento público.
Atividades Principais
- Reuniões preparatórias
- Oficinas de formação
- Encontro de avaliação
Contexto
As ativistas da associação identificaram a necessidade de formação na área de orçamento público depois de promoverem curso formação em políticas públicas, realizado em parceria com a SOS Corpo em 2007. O ano de 2009 marca o início dos debates sobre o novo ciclo orçamentário. O projeto beneficiaria diretamente as 50 mulheres participantes do curso e, indiretamente, todas as mulheres de Lauro de Freitas.
Sobre a Organização
A Ammiga atua na perspectiva de prevenir e combater a violência contra a mulher, bem como preparar as mulheres para defenderem, junto ao poder público, implementação eficaz das políticas que tratam da redução dos índices de desemprego feminino, especialmente entre as mulheres negras, e dos níveis de vulnerabilidade socioeconômica destas mulheres. Criada em janeiro de 2005, a associação realiza cursos de formação política e de inclusão digital; promove seminários sobre DSTs, autoestima, relações de gênero e raça; e desenvolve trabalhos artesanais.
Parcerias
Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA)
Resultados
O grupo terminou o processo de formação em condições de monitorar e incidir sobre o ciclo orçamentário no sentido de combater as discriminações e promover a igualdade de direitos – antes mesmo de terminar o período de formação, as mulheres começaram a colocar em prática o aprendizado: no período entre o segundo e terceiro módulos, articularam a realização de uma sessão especial na Câmara Municipal de Lauro de Freitas para debater plano plurianual e políticas para as mulheres. O interesse das mulheres pelo Orçamento Público resultou em um nível grande de participação em todos os momentos: um total de 45 inscritas e número efetivo de participantes em cada oficina entre 26 e 38.