Associação de Mulheres Negras do Acre e seus Apoiadores
Acre
Objetivos e público prioritário
Realizar oficinas de elevação da autoestima e beleza negra. O grupo e seus parceiros ainda buscam promover cursos de capacitação em bonecas étnicas, culinária afro, além de um seminário para apreciação da proposta de criação de uma escola permanente para cursos profissionalizantes para mulheres negras.
Contexto
Apesar de o Brasil ter se empenhado nas últimas décadas em ações de diminuição das desigualdades sociais e de enfrentamento da violência contra a mulher, elas não impediram o aumento de 54,2% dos assassinatos de mulheres negras entre 2003-2013, o aumento do encarceramento feminino e a continuidade das violações de direitos das mulheres negras. A atuação da Associação de Mulheres Negras do Acre e seus Apoiadores, no enfrentamento às violações de Direitos Humanos vem justamente com o objetivo de unir e organizar as mulheres negras do Estado do Acre para enfrentar as diversas violências contra as mulheres, as desigualdades, a miséria, a exclusão e o genocídio da população negra.
Sobre a organização
A Associação de Mulheres Negras do Acre foi fundada em 2015, com objetivo de unir e organizar mulheres negras para enfrentar a desigualdade, a miséria, a exclusão e o genocídio da população negra. AMN-Acre luta pela efetivação da Lei 10.639/03 nas escolas e reivindica a política de saúde integral da população negra. A organização é composta por 30 mulheres, entre negras, pardas e brancas, entre trabalhadoras domésticas, pescadoras, professoras, Movimento de Mulheres Camponesas, católicas, pertencentes à Religião de Matriz Africana, Indígenas e Movimento LGBTQIA+.
Linha de Apoio
Edital Resistindo com quem Resiste
Ano
2022
Valor doado
R$ 40.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres