Associação de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu do Município de São Luiz Gonzaga – AMTQC
Mulheres Negras de Fibra: renovando vidas no enfrentamento da violência contra a mulher
Maranhão
Objetivos e público prioritário
Contribuir para o enfrentamento das principais formas de violência sofridas por mulheres negras rurais do município de São Luiz Gonzaga, na região do médio Mearim, no Maranhão. Serão realizadas ações estruturantes de mapeamento e qualificação dos tipos e grau de violência, fomento à criação de espaços de formação e informação sobre os instrumentos disponíveis na esfera pública, por meio da promoção de atos públicos reivindicando ações de coerção para erradicar a violência contra as mulheres.
Atividades principais
- Seminário de lançamento do projeto para sócias, parceiros e convidados.
- Reunião com parceiros para elaborar um diagnóstico sobre a situação que envolve violência contra a mulher nas 19 comunidades de atuação da associação.
- Aplicação de questionário para levantamento de violências sofridas por mulheres nas 19 comunidades.
- Oficinas temáticas relacionadas à violência contra a mulher.
- Audiência pública na Câmara de Vereadores para falar sobre a criação da Secretaria Municipal da Mulher.
- Reunião com parceiros e Ministério Público para debater os resultados do mapeamento (diagnóstico) e depoimento de mulheres nas oficinas.
- Encontro Regional de Mulheres Quilombolas e Extrativistas com a participação de parceiros locais e regionais, da Secretaria Estadual da Mulher, da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher e poder público local, Ministério Público Estadual e Federal. O objetivo é construir ferramentas e espaços para levar ao público o conhecimento das principais formas de violência enfrentadas pelas mulheres no campo e na cidade.
Contexto
O processo de ocupação de terras tradicionais no Maranhão ocorreu por meio de relações de cooptação de direitos, onde os afrodescendentes não compreenderam as novas relações de escravidão que os não negros estabeleceram com eles em relação ao direito de ocupação tradicional das terras e demais direitos humanos. A região é marcada por conflitos. Nas décadas de 1970 e 1980, a política oficial do estado estabeleceu como prioridade os grandes projetos de monocultura, pecuária e mineração baseados na concentração de terras e no modelo predatório dos recursos naturais, expulsando os camponeses da terra e violentando suas práticas de produção e reprodução, suas formas de organização e seus aspectos culturais e religiosos. Em São Luiz Gonzaga, as mulheres inseridas em organizações sociais vêm de um processo intenso de luta pela terra e enfrentam também as relações desiguais de gênero, que têm como uma das consequências a violência doméstica praticada no cotidiano.
Sobre a organização
A Associação de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu de São Luiz Gonzaga foi criada com a finalidade de lutar pelos direitos sociais, ambientais e políticos das trabalhadoras. Propõe um espaço de formação, orientação, debate e fortalecimento político das mulheres, construindo parcerias e participação social no enfrentamento das violações de direitos.
Parcerias
Assema (Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão), Acesa, MIQCB e AMTR.
Resultados
Foram realizados um ato público para defender a criação da Secretaria Municipal da Mulheres em São Luís Gonzaga (MA); oficinas sobre gênero e direitos das mulheres; e palestras sobre a conjuntura política.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2015
Valor doado
R$ 27.001,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres