Associação de Pesquisadores Negros da Bahia
Controle Social e Participação Popular: Fortalecendo a Formação Política de Estâncias de Promoção de Políticas de Igualdade Étnico-Racial como Instrumento de Garantia de Direitos
Bahia
Objetivos e público prioritário
Garantir assessoria na constituição e na organização de conselhos municipais de desenvolvimento e promoção de políticas públicas para as populações negras, durante a realização dos cursos de formação política. Ainda é objetivo promover encontro e eventos virtuais sobre os direitos fundamentais.
Contexto
A criminalização, assassinatos e ridicularização dos defensores e defensoras de direitos humanos cresce e se configura em ameaças de aprofundamento, a depender dos resultados das próximas eleições. A democracia e os direitos humanos vêm sendo ameaçados e transformados em crítica e retrocessos de políticas públicas. Os congressos da Associação de Pesquisadores Negros da Bahia e seus grupos de trabalho, inclusive de direitos humanos, avançam nos discursos e nas práticas de denúncia, combate ao ódio contra todos os tipos de violência.
Sobre a organização
A APNB é resultado da trajetória histórica traçada por pesquisadores e pesquisadoras negros e negras na Bahia, nos diversos espaços institucionais de pesquisa e nos Movimentos Negros de forma geral. Desde 2004, a APNB tem envidado esforços para promover a congregação e o diálogo com pesquisadores e instituições de pesquisas, intensificando e ampliando o campo de debate sobre as relações étnico-raciais, com vistas a interferir ativamente nos vários setores da vida pública do estado e do país, bem como fortalecer uma rede de solidariedade entre populações negras.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2022
Ano
2022
Valor doado
R$59.500,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres