Objetivos e público alvo
Implementação e revisão do Estatuto, assim como do regimento interno e outras cartilhas de segurança e de trabalho, para que se diminua as infrações e situações de ameaça à segurança do território quilombola. Para isso, será realizado o mapeamento das áreas mais frágeis e vulneráveis do território.
Contexto
A Associação de Remanescentes de Quilombo de Bom Jardim tem passado por momentos difíceis por conta dos descumprimentos de seus acordos estabelecidos pelos quilombolas com a associação, por parte de alguns associados. Isso tem causado certo desconforto e alguns conflitos internos, que necessitam ser mediados constantemente durante as reuniões mensais. Outra questão é que a ARQBOMJA tem grandes dificuldades financeiras para garantir a participação de sua representação em suas reuniões.
Sobre a Organização
A ARQBOMJA é a associação que luta pela garantia de direitos da população quilombola de Bom Jardim. É a associação jurídica que representa as 126 famílias deste território junto aos órgãos públicos e à sociedade civil, como um todo. É ela que encaminha as demandas de seus associados e suas associadas.