Objetivos e público alvo
O projeto visa formalizar a Associação de Turismo Indígena Piracaia, representando os indígenas ribeirinhos do povo Kumaruara no cenário turístico de Alter do Chão. O objetivo é promover um turismo autêntico e sustentável, valorizando a cultura indígena. O público prioritário são os indígenas ribeirinhos desse povo, especialmente mulheres e jovens envolvidos no turismo comunitário e na produção de artesanato, gerando benefícios econômicos para a comunidade.
Contexto
A comunidade indígena Kumaruara enfrenta desafios de integração no setor turístico, como altos custos de formalização e falta de reconhecimento. Os recursos solicitados são necessários para superar esses obstáculos por meio da promoção de um turismo ético e responsável que respeite a cultura local na Amazônia.
Sobre a Organização
A associação é composta por indígenas do povo Kumaruara e atua na condução de passeios turísticos, na prática da Piracaia (assado artesanal de peixes) e na promoção do artesanato liderado por mulheres. Participam do movimento indígena da região do Baixo Tapajós, em especial do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns – CITA.