Associação Estadual dos Pequenos Agricultores de Goiás – AEPAGO
Mulheres camponesas produzindo resistência e direitos
Goiás
Objetivos e público prioritário
Realizar quatro capacitações voltadas à comercialização, planejamento e certificação da agricultura familiar e camponesa. O recurso também será usado para promover encontros formativos de enfrentamento ao racismo e à violência contra a mulher. Espera-se fomentar a criação de ações governamentais locais de combate à violência de gênero e para a inclusão de alimentos produzidos pelas mulheres camponesas nas cozinhas comunitárias.
Contexto
O empobrecimento dirigido da classe trabalhadora, devido a atual política econômica e a paralisação de políticas públicas importantes para a população camponesa, como, reforma agrária, crédito, assistência técnica, educação do campo, habitação e programas de comercialização da produção camponesa, têm se apresentado como desafios para as famílias camponesas. Para enfrentar esse contexto de ofensivas, a associação tem mobilizado os camponeses para as lutas em defesa dos direitos conquistados, e para o cenário de eleições que se aproxima, envolvendo a militância para fortalecer o projeto político que representa a retomada da democracia nesse país.
Sobre a organização
Desde 2005, a AEPAGO atua em diversos municípios goianos com ações e diversas parcerias, para a promoção dos direitos dos camponeses e para o resgate e multiplicação de sementes crioulas, perpassando pela construção e reforma de moradias camponesas, às outras pautas ligadas aos direitos humanos.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2022
Ano
2022
Valor doado
R$60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito a cidades justas e sustentáveis