Objetivos e público alvo
Fomentar a reconstrução de experiências de participação popular democrática, por meio da formação técnico-política de ativistas negras/os e LGBTQIAP+, com foco na defesa dos direitos, diversidade e mobilização social com vistas à ocupação de espaços públicos de discussão ou decisão.
Contexto
A ascensão da extrema-direita no cenário nacional e internacional impacta as ações de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Isso inclui a banalização da violência, aumento dos discursos de ódio, supressão de espaços públicos e medo, que moldam a atuação dessas organizações. Para enfrentar esse desafio, é crucial qualificar líderes negros e LGBTQIAP+ para ocupar espaços de representação e discussão de políticas públicas que, ao mesmo tempo, fortalece suas instituições. Essas estratégias são fundamentais para superar um contexto político retrógrado e desfavorável.
Sobre a Organização
Fundada em 2002, a Associação Estrela Guia desenvolve ações e projetos no campo do advocacy jurídico em defesa dos direitos humanos. Combate a todas as formas de discriminação e preconceito relacionados às identidades étnicas, de gênero, orientação sexual, visando garantir o pleno exercício da cidadania o público LGBTQIAP+, mulheres, pessoas negras e profissionais do sexo.