Objetivos e público alvo
O projeto visa fortalecer a Colettiva Preta como organização de base, promovendo a formação política, a articulação em rede e a incidência política em defesa do trabalho digno e da proteção social para trabalhadoras/es informais e precarizados, com foco em mulheres negras, LGBTQIAPN+, quilombolas, indígenas e periféricas. O público prioritário são 40 trabalhadoras/es informais que atuam nos campos da moda, economia criativa, solidária e cultural.
Contexto
No contexto de precarização e informalidade do trabalho nos setores de moda, economia criativa, solidária e cultural, o projeto busca promover trabalho digno e proteção social, ligados à igualdade e justiça climática, através de diálogos em vários níveis e da criação de uma rede para organizar estes trabalhadores.
Sobre a Organização
A Colettiva Preta, fundada em 2021, atua na promoção da equidade de gênero e raça, geração de renda e defesa de direitos para mulheres negras e periféricas. É composta por 6 mulheres negras, periféricas e LGBTQIAPN+, que trabalham na gestão de projetos, articulação comunitária e defesa de direitos. A organização já realizou projetos como a Feira das Preta+ e a Mostra Multicultural de Mulheres Negras, impactando diretamente empreendedoras e autônomas.