Objetivos e público alvo
Realizar formações e capacitações em direitos indígenas e direitos sociais junto às juventudes indígenas e mulheres adultas de diversos povos do Alto Xingu, na aldeia Afukuri, culminando na participação de jovens e mulheres Alto Xinguanos no Acampamento Terra Livre (ATL) em 2024 na cidade de Brasília.
Contexto
Nos anos 90 houve um processo de formação política da juventude indígena para atuar em defesa dos direitos indígenas que envolviam os Povos do Xingu, no entanto, desde então, houve um aumento exponencial da população xinguana, bem como ampliação das aldeias pelo território. Nesse sentido, o atual cenário do território do Alto Xingu é de poucas lideranças formadas para o debate público. O Território indígena do Xingu enfrenta os graves impactos da espoliação de seus territórios por parte do agronegócio, além do sistemático abandono por parte do poder municipal nas áreas da saúde, educação e acesso a direitos de modo geral. Com o passar dos anos, os conflitos locais foram se agravando e cada vez mais os movimentos indígenas necessitam fortalecer sua auto-organização em defesa dos direitos e de seus territórios.
Sobre a Organização
Atuando desde 2016 na região do Alto Xingu, a Associação Indígena Ahukugi – AIAHU está localizada no território indígena do Xingu, no Querência, no Mato Grosso. Desenvolve ações diversas na comunidade local e em territórios vizinhos, promovendo o desenvolvimento social, cultural e econômico.