Objetivos e público alvo
Realizar o Seminário Malauiru – Direitos das Mulheres Indígenas de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, com a participação de mulheres de mais de 25 aldeias para abordar questões relacionadas a Violência Contra Meninas e Mulheres Indígenas, Saúde Mental/Redução de Danos e Saúde da Mulher Indígena.
Contexto
A Comunidade indígena, mesmo em 2021, ainda continua lutando pelo direito à demarcação de suas terras, pela preservação da cultura e, diariamente, vive combatendo ideias preconceituosas. Quando se trata da mulher indígena, as desigualdades de gênero determinam que estejam em situação de maior vulnerabilidade, no que diz respeito à sua saúde sexual e reprodutiva, direitos humanos e violações. Por isso, o presente projeto visa desenvolver ações, com 60 participantes de 25 aldeias de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, para serem lideranças mais consolidadas para articularem na defesa do direito das mulheres indígenas e à saúde para negociação de programas e políticas públicas saudáveis para seus territórios.
Sobre a Organização
A Associação Indígena do Vale do Araguaia (ASIVA) é uma organização da sociedade civil, fundada em 2008 por um grupo de moradores das comunidades indígenas de Vale do Araguaia, com a finalidade de atender os indígenas urbanos e aldeados das etnias Karajá, Krenak e Javaé. Por intermédio de seus projetos se propõe a reduzir a infecção por HIV, hepatites e tuberculose e aumentar o acesso à informação e aos direitos humanos às pessoas residentes em aldeias e comunidades indígenas e à saúde da mulher indígena.