Associação Indígena Ka’a Iwar
Maranhão
Objetivos e público prioritário
Garantir a atuação dos Guardiões da Floresta, principal responsável pela redução radical do desmatamento da Terra Indígena Araribóia, mesmo em um cenário de aumento da pressão pelos recursos madeireiros e caça de animais silvestres, falência de órgãos de governamentais de proteção ambiental e indígena, e crescimento populacional e de obras de infraestrutura no entorno da Terra Indígena Araribóia.
Contexto
Historicamente toda a Bacia do Rio Pindaré pertencia ao povo Tentehar e ao povo Awá Guajá. Contudo, as Terras Indígenas demarcadas se deram em ilhas pelo regime militar, que usurpou o território com o trem da Vale. A TI Araribóia é Regularizada com 413 mil hectares, e conseguiu garantir parte das cabeceiras dos Rios Buriticupu e Zutiwa. Por décadas, o território foi explorado com extração de madeira irregular, invasão de caçadores e violências praticadas contra os indígenas. Afetados com estas invasões, surgiu entre o povo Tentehar um grupo de guerreiros que resolveram enfrentar grandes máfias de empresários e políticos que enriqueciam com a exploração ilegal de madeira em suas terras. Além disso, a proteção dos índios isolados e da cultura Tentehar, se tornaram as principais motivações dos Guardiões da Floresta para empreender suas ações de proteção da vida na floresta.
Sobre a organização
A organização iniciou suas ações em 2012. Já em 2022 foi criada a Associação Ka’a Iwar dos Guardiões da Floresta da Terra Indígena Araribóia. Em quase dez anos de atuação, o trabalho dos Guardiões foi o principal responsável pela redução radical do desmatamento da Terra Indígena Araribóia, mesmo em um cenário de aumento da pressão pelos recursos madeireiros e caça de animais silvestres, falência de órgãos de governamentais de proteção ambiental e indígena, e crescimento populacional e de obras de infraestrutura no entorno da Terra Indígena Araribóia.
Linha de Apoio
SOS Amazônia
Ano
2022
Valor doado
R$49.800,00
Duração
2 meses
Temática principal
Direitos dos povos indígenas