Objetivos e público alvo
Pretende-se lutar pelos direitos indígenas e pela melhoria da qualidade de vida nas aldeias, por meio do fortalecimento de seus valores culturais, tradicionais e ancestrais de sustentabilidade. Com o apoio, a organização terá recursos para alimentação, já que a caça e a pesca foram prejudicadas pelo agronegócio. Além disso, realizará a formação dos nossos indígenas e fortalecimento institucional da sede, assim como promover incidências políticas em Brasília para cobrar por direitos.
Contexto
Nós, povo Munduruku do médio Tapajós, vivemos entre os municípios de Itaituba e Trairão, sendo Itaituba o município onde mais temos acesso, onde estão localizadas duas aldeias urbanas Munduruku, a Praia do Índio e Praia do Mangue. A região onde vivemos tem se tornado, para o governo federal e para representantes do agronegócio, rota estratégica para o escoamento de commodities de soja e de outros grãos produzidos no Mato Grosso, que tem como destino os portos de Barcarena, no Pará. É nesse contexto de violações e ameaças que nós resistimos de todas as formas, seja protegendo a floresta com nossas fiscalizações por terra, seja pelo rio monitorando com as embarcações que temos.
Sobre a Organização
A principal missão da Associação Representativa é lutar pelos direitos indígenas e pela melhoria da qualidade de vida nas aldeias, por meio do fortalecimento de seus valores culturais tradicionais e de projetos de sustentabilidade. A associação luta pela sobrevivência física e cultural do povo Munduruku do Médio Tapajós.