Objetivos e público alvo
Tem como premissa o fortalecimento institucional do coletivo juvenil, com vocação artesã e de trabalho rural, para organizar a luta e incidência política no campo da exigibilidade de direitos para a população pobre, rural, negra, juvenil e artesã de Salitre, Ceará.
Contexto
As políticas de agricultura familiar representam um retrocesso no atual Governo Federal, com redução drástica de recursos previstos para políticas de acesso à água, à assistência técnica de extensão rural, à transferência de renda e de combate à pobreza. Pequenos produtores rurais familiares estão sendo onerados com impostos, como o Cadastro Ambiental Rural. O que deveria servir de apoio, transformou-se em coerção e violência institucional contra pequenos produtores rurais, os quais sustentam 80% da mesa do povo brasileiro. Por isso, se faz necessário fortalecer a capacidade produtiva artesanal de jovens e a luta da organização pela exigibilidade de direitos para a população semiárida da comunidade local.
Sobre a Organização
A Associação Jovens para o Futuro foi fundada em 26 de janeiro de 2014 pelo jovem Patrício José de Souza, com o objetivo de representar os interesses coletivos da comunidade, em especial, garantir geração de renda familiar e permanência de jovens rurais no campo. A AJF é uma organização gerida por jovens locais. Uma das primeiras conquistas e resultados foi a revelação da vocação produtiva e artesanal dos jovens, através da realização do curso de trançado de palha de milho, realizado a partir de novembro de 2014. A segunda grande conquista foi a implementação de política de acesso à água com a perfuração de três poços profundos d’água, em setembro de 2015. A água é principal bem para o povo sertanejo. O acesso a este bem é uma das principais garantias de geração de bem-viver comunitário. A organização tem como propósito conceber, captar e desenvolver projetos de desenvolvimento sustentável comunitário para o fortalecimento empreendedor de jovens moradores da comunidade de Pau D’arco, Salitre, no Ceará.