Associação Lésbica Feminista Coturno de Vênus
Distrito Federal
Objetivos e público prioritário
Fortalecimento institucional para a manutenção de suas atividades e subsistência para superação da crise, agravada pela pandemia, para continuar a atuar na defesa dos direitos humanos das lésbicas e executar os projetos da organização. Com isso, a Associação espera contribuir: para a promoção dos direitos humanos de lésbicas no Distrito Federal e Entorno; Formação por meio de cursos e parcerias institucionais para pessoas lbts; Ampliação Nacional do Lesbocenso.
Contexto
Em março de 2020 chegou ao Brasil a Covid-19, responsável pela maior pandemia de todos os tempos, o que ocasionou uma enorme ameaça à sobrevivência de toda a população, mas principalmente dos socialmente mais vulneráveis. Nesse contexto, a situação de várias LGBTIs dos territórios do Distrito Federal tornou-se mais crítica. As próprias integrantes da Coturno de Vênus, assim como, ativistas de outras organizações LGBTIs do Distrito Federal, passaram por situações críticas devido às condições geradas pela pandemia.
Esta crise tem sido utilizada pelas integrantes, para reforçar nossos laços de confiança, solidariedade, trabalho em rede e fortalecimento de práticas de cuidado e segurança que pretendem seguir no pós-pandemia.
Sobre a organização
A Coturno de Vênus foi criada em 2005, com intuito de visibilizar as demandas das lésbicas do Distrito Federal, a partir de uma postura lesbofeminista, antirracista, anti-LGBTIfóbica e anticapacitista. Sua missão é promover os direitos humanos sexuais, reprodutivos, ambientais, sociais, econômicos e culturais para as lésbicas; enfrentar a discriminação por orientação afetivo-sexual, raça/etnia, gênero, corporalidade, posições político-sociais e/ou geracionais; e incentivar a visibilidade do protagonismo lesbiano.
Linha de Apoio
LGBTQIA+ Defendendo Direitos
Ano
2021
Valor doado
39.720,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero